O que são e como utilizar os Promoted Posts do Facebook

O que são e como utilizar os Promoted Posts do Facebook:
Já aqui escrevi algumas vezes sobre as diferentes opções de anúncios do Facebook, no entanto, falta ainda abordar a mais recente, e por ventura mais interessante, forma de publicitar através do Facebook, os Promoted Posts.
O que são Promoted Posts do Facebook?
Os Promoted Posts são a mais recente opção de anúncios do Facebook, e permitem “promover” de forma paga uma actualização de uma página com mais de 400 fãs directamente no feed de notícias dos fãs, ao invés, por exemplo, de promover essa actualização com os tradicionais anúncios que aparecem no lado esquerdo do Facebook, e que passam, na sua maioria despercebidos.
Com um Promoted Post podemos promover uma actualização juntos dos fãs, directamente no “feed de notícias”, onde a actualização vai aparecer juntamente com actualizações dos seus amigos, ganhando assim mais visibilidade e aumentando a possibilidade desse fã interagir com o nosso update.  Esta funcionalidade é ainda mais interessante se considerarmos que ninguém consegue ver todas as actualizações do seu feed de notícias, e que a grande maioria dos fãs de uma página não vê os updates (segundo alguns estudos apenas 20% dos fãs vêem as actualizações).
A opção de promover uma actualização de página está disponível para (quase) todo o tipo de actualização com menos de 3 dias, e pode ser activada no momento em que se está a fazer o update, ou horas ou dias depois (no máximo até ao terceiro dia).  Para tal basta escolher a opção “Promote”  e definir o orçamento, que pode ser de apenas $5, e que depois é gasto em regime de ECPM (por visualizações) de forma “optimizada”.

facebook promoted posts

Em algumas circunstância (esta opção até aqui não me apareceu sempre) é possível escolher se queremos mostrar a nossa actualização (anúncio) apenas aos fãs ou aos fãs e seus amigos, sendo que o número de pessoas que pode ver a actualização aumenta exponencialmente com a segunda opção.
Dependendo do nicho da página, e do tipo de actualização, pode ser interessante escolher a opção de mostrar também aos amigos dos fãs. Isto aplica-se especialmente a actualizações com potencial de se tornarem “viral”. Eu tive uma situação, onde usando um orçamento reduzido, consegui, através de um Promoted Post, que uma imagem obtivesse um número de “likes” e “partilhas” de 50% e 30% o número total de fãs da página respectivamente, isto claro, aproveitando a tal potencialidade “viral” da imagem, tendo em ambos os casos batido o meu recorde de likes e de partilhas para qualquer das minhas páginas.
É possível pausar ou parar um Promoted Post (e até mesmo editar o orçamento) sendo que se não o fizerem, a promoção termina ao terceiro dia, ou quando o orçamento estipulado acabar.   Findo a promoção, podem ver o resultados obtidos, com detalhes sobre o número de cliques, likes, likes à página, partilhas, entre outras coisas.

As estatísticas de todos os Promoted Posts estão também disponíveis, para consulta futura, na secção de anúncios na conta do Facebook, sendo aconselhável que mudem o nome das campanhas para algo que consigam facilmente identificar mais tarde.
Embora seja muito fácil de usar a funcionalidade dos Promoted Posts, e os preços em Portugal e no Brasil são muito convidativos comparados com outros países, pois é possível obter 1000 visualizações por $1 a $2, e os valores médios por clique rondam os 4 a 10 cêntimos de dólar, é preciso destacar que, em termos de orçamentar elevados valores para estas campanhas, os resultados não são tão bons como os que se conseguem com email marketing, nem em termos do número de visitas, e muito menos em termos de “conversões”. Ou seja, se tiverem, por exemplo,  que optar entre gastar algum dinheiro por mês em Promoted Posts, ou investir num bom autoresponder, a escolha deve recair na segunda opção.
Na minha opinião, a melhor forma de “trabalhar” os Promoted Posts é sem dúvida para promover conteúdo que se pode tornar viral, e/ou, onde a probabilidade de obterem um “like” (ou outra interacção) junto dos fãs é maior.  A razão para isto é que, se conseguirem fazer com que os vossos fãs “interajam” com a página (façam like ou comentem a actualização), a probabilidade que, no futuro, esses fãs voltem a ver os vossos updates aumenta. Ou seja, se um fã que já não estava a “receber” os updates da tua página, interagir com um dos teus Promoted Posts, é bem possível que ele volte no futuro a ver os updates “normais” (não pagos) da tua página.   Este tipo de utilização dos Promoted Posts deve ser especialmente aproveitado se o número de fãs que o vê os teus posts em condições normais é inferior a 20% do teu número total de fãs.
Outro tipo de post (actualização) que há todo o tipo de interesse em promover com Promoted Posts são aquilo que eu chamo de “money posts“, ou seja, aqueles posts onde promovem um programa de afiliados ou onde vendem algum produto.   Por exemplo, não tenho grande interesse em gastar dinheiro a promover o meu post sobre o melhor plugin de SEO para WordPress, mas pode já ser interessante promover o post sobre a VigLink, que potencia uma forma de aumentar os rendimentos online, e é do interesse de qualquer blogger (sendo que neste caso eu optaria por não mostrar aos “amigos dos fãs”).
Já promoveste alguma actualização de uma página de fãs com Promoted Posts? Queres partilhar os teus resultados?  Pensas vir a usar no futuro?
O post "O que são e como utilizar os Promoted Posts do Facebook" foi publicado no Blog do Dinheiro.

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