De 2007 a 2012 – O que mudou nos sites de nicho?

De 2007 a 2012 – O que mudou nos sites de nicho?:

Quando comecei este blog em 2007 escrevi muito sobre sites de nicho e eram uma das melhores formas de se ganhar dinheiro online.    Com as alterações que se deram ao longo dos últimos 5 anos, uma pergunta que me fazem com alguma frequência é se os sites de nicho continuam a ser uma boa opção para se ganhar dinheiro online.

A resposta curta é “SIM“, mas antes de se lançarem a criar mais sites de nicho, convém analisar um pouco mais detalhada o assunto.

No entanto, e antes de avançar, quero fazer outra pergunta:  Construir links (fazer link building) em 2012 continua a dar os mesmos resultados positivos como em 2007?  Se dúvidas havia, depois de leres um dos meus últimos posts, já sabes que construir links continua a ser um dos factores determinantes no sucesso de um site.  No entanto, se usares hoje os mesmos métodos de construir links que usavas em 2007, não só não vais obter resultados, como poderá mesmo ser prejudicial.

Com os sites de nicho a situação é mais ou menos idêntica.  Continuam a ser uma excelente forma de se ganhar dinheiro online, mas não se pode trabalhar da mesma forma que se fazia 2007.  Aliás, um ou outro site de nicho que eu ainda tenho de 2007, e onde não tenha feito as devidas adaptações, rende hoje uma pequena fracção do que rendia na altura.  Isto apesar de ainda encontrar muitos sites de nicho “versão 2007” que continuam a  indexar bem.

O que mudou então nos últimos 5 anos no que toca a sites de nicho?

Um dos aspectos mais importantes a ter em conta está relacionado com a temática do site, e com a potencialidade de desenvolver conteúdo em torno do tema (do nicho) no média prazo.

Há 5 anos atrás podíamos pegar numa “keyword” com 2 ou 3 mil pesquisas exactas no Google e pouca concorrência, desenvolver um site com algumas páginas em torno dessa palavra chave (nicho), deixar ficar, e os resultados acabariam por aparecer com apenas algum link building básico.

Nos dias de hoje, a escolha do nicho acaba por assumir mais importância, não tanto pela avaliação da concorrência, mas principalmente para determinar a quantidade e qualidade de conteúdo que pode ser produzido em torno do nicho.  Criar um site de 5 ou 6 páginas estáticas já não funciona, e é preciso pensar numa estratégia de produção de conteúdo para os próximos 6 a 12 meses.  No fundo temos que avaliar o potencial das long tail keywords em torno do nicho à volta do qual pode ser produzido mais conteúdo.  Isto claro, para além das ideias de conteúdo que originam depois com analises pontuais ao Google Analytics do site.  A verdade é que hoje o Google valoriza mais o conteúdo, a quantidade do mesmo, e uma actualização mais constante do site.

Não quero com isto dizer que temos que actualizar diariamente os sites de nicho, longe disso, e pessoalmente tenho alguns que actualizo uma vez por mês, outros de dois em dois meses, mas também actualizar duas ou três vezes por mês.  Vou voltar ainda neste post à questão das actualizações.

Continuando a falar um pouco sobre o que mudou desde 2007 em torno da produção de conteúdo para um site de nicho, hoje em dia é mais importante que o conteúdo tenha mais substância (o que se traduz em “mais palavras”), mesmo que isso signifique sacrificar o “número” de posts.  Em termos de motores de busca, hoje funciona melhor um post com 1000 palavras do que 7 posts com 150 palavras.

Por exemplo, temos um site de nicho na área da saúde e queremos escrever sobre “amígdalas inflamadas”.  Neste caso o nosso post pode abordar as “causas de amígdalas inflamadas”, “sintomas de amígdalas inflamadas” e “tratamentos para amígdalas inflamas”, isto só para dar alguns exemplos.  A ideia é escrever um post que possa ser visto pelo Google como “autoritário”, em vez de uma série de curtos posts que abordam cada um dos temas que enumerei, e que podiam ser vistos como thin content.

Os melhoramentos no Google Keyword Tool podem ajudar muito nesta pesquisa de ideias, e um pequeno truque que uso quando não encontro boas sugestões de ideias na língua em que pretendo escrever o conteúdo, é inserir as palavras chaves em inglês e arranjar ideias dessa forma.  Há normalmente muito mais informação e sugestão de ideias para pesquisas em Inglês do que noutras línguas.  No caso dos três “sub-temas” que dei como exemplo para as “amígdalas inflamadas”, arranjei essas sugestões pesquisando “swollen tonsils” no Google Keyword Tool, pois a pesquisa em Português não me daria as sugestões de forma tão óbvia.

Para além da questão do conteúdo, ao qual vou ainda voltar, outra coisa que mudou consideravelmente desde 2007 são o tipo de links necessários para se indexar bem um site de nicho.  Já não chega links em directórios de artigos, como na altura escrevi aqui, conjugados com links em comentários e fóruns, hoje são preciso links de bastante mais qualidade, e é preciso dar mais importância aos pormenores de link building.  Em 2012 o tempo despendido a fazer link building para sites de nicho é uma componente mais importante e mais manual do que era em 2007.  Embora ainda haja maneiras de automatizar algumas tarefas de link building, a realidade é que esse trabalho tem sempre de ser feito.

Eu disse em cima que hoje é importante um site de nicho estar sujeito a actualizações mais frequente e regulares, se somarmos a isto a necessidade de pesquisar temas sobre o qual produzir conteúdo e as respectivas keywords, e o tempo que é necessário dedicar ao link building, rapidamente chegamos à conclusão que não é possível ter mais que dois ou três sites, e que o nosso crescimento está severamente limitado.  No entanto, se encararmos cada site de nicho, ou um conjunto de sites (eu prefiro olhar para cada site individualmente), como um negócio, mais facilmente ultrapassamos esta barreira.

Sites de nicho como negócio

Se pensarmos num negócio, normalmente pensamos em “receitas“, “despesas“, “margens de lucro“, e muitas vezes em “funcionários” que desempenham diferentes funções.  Eu penso nos meus sites de nicho como “negócios“, que têm “receitas“, “despesas” e para os quais tenho como objectivo manter uma margem de lucro de 80%.  Uma margem de lucro de 80% é excelente em qualquer negócio, e neste caso dá-me uma margem de 20% das receitas de um site que eu normalmente reinvisto na produção de conteúdo.

Ao aceitar que 20% das receitas do site vão para a produção de novo conteúdo, eu resolvo o “problema” de ter que manter os sites constantemente actualizados, e ao mesmo tempo, e isto é quase um “bónus”, ainda consigo que as receitas do site continuem a crescer, fruto de conteúdo adicional que aborda novas palavras chaves e pesquisas ainda mais long tail!!

Consigo com esta estratégia manter e normalmente fazer crescer um negócio com margens de lucro de 80% (invejáveis em quase qualquer ramo), tudo porque olho para os sites como um negócio, e não apenas algo que tenho que ser apenas eu a fazer.

Esta ideia de deixarmos a produção de conteúdo para outros não é nada de novo nem de inovador, e não acontece apenas em sites de nicho.  Quantos posts em blogues “autoritários” como o BloggingTips, John Chow ou Darren Rowse são escritos pelo “dono”? Mesmo quando é este que dá “nome ao site”?

Ao aceitar que 20% (não é necessário que sejam 20%, pode ser outro valor, e normalmente esta percentagem diminui à medida que o site vai amadurecendo) das receitas de um site são reinvestidas na produção de novo conteúdo, eu asseguro a sustentabilidade (e crescimento) do site no médio prazo!

Continuas a ter sites de nicho?  Para ti os sites de nicho são uma forma rentável de trabalhar online?  Aceitas esta ideia do site como negócio com as respectivas “despesas”, e reinvestes na produção de novo conteúdos?  

 

O post "De 2007 a 2012 – O que mudou nos sites de nicho?" foi publicado no Blog do Dinheiro.


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