Ganhar dinheiro online é como correr a meia maratona

Ganhar dinheiro online é como correr a meia maratona:
Terminei há algumas semanas a minha primeira meia-maratona. Como muitos outros portugueses, correr tornou-se algo indispensável na minha vida. Obviamente por ser saudável, mas também porque correr é um desporto barato, e que não exige grandes preparativos para ser praticado.
A meia-maratona tornou-se assim o símbolo maior da popularidade deste desporto, com cada vez mais provas, e com número recorde de participantes.
Terminada a minha primeira meia-maratona, que espero seja apenas a primeira de muitas, achei que seria interessante comparar correr uma meia maratona com ganhar dinheiro dinheiro online, até porque posso testemunhar alguns dos desafios e dificuldades que são comuns às duas coisas.  Até que, da mesmo forma que comecei o correr do “zero”, com pouca ou nenhuma preparação, assim se encontram muitas das pessoas que (cada vez mais) procuram ganhar dinheiro online.
Qualquer pessoa consegue
meia maratona lisboa

Para quem nunca correu, os 21 quilómetros e 97 metros da meia maratona podem parecer uma distância inatingível.  No entanto, a realidade é que correr uma meia-maratona está ao alcance de qualquer pessoa, de qualquer idade, e sem necessidade de comprar equipamento especial.   Basta investir num bom par de ténis, “treinar” (correr) 2 ou 3 vezes por semana ao longo de vários meses, de forma que aos poucos se vá aumentando a distância e resistência.  Este tipo de treino não vai fazer de ti um maratonista (42 km), mas é suficiente para correr uma meia maratona e ter uma vida melhor e mais saudável.
Da mesma forma, atingir ganhos de 1000 a 2000 Euros online está ao alcance de qualquer pessoa, de qualquer idade, sem grandes conhecimentos ou necessidade de investimentos.  Basta um computador e uma ligação à net, algo que todos certamente temos, para começar.  Depois, é preciso dedicar algumas horas por dia, e alguns dias por semana a este trabalho, insistir durante alguns meses, e tentar sempre aprender e melhorar.  Claro que esta abordagem não vai fazer de ti o próximo internet millionaire, mas será o suficiente para atingires os teus objectivos e obteres os ganhos que te permitam uma vida melhor.
O mais difícil é começar
Para quem pensa em correr uma meia maratona o mais difícil é mesmo começar.  Aqueles primeiros dias, os primeiros treinos e os primeiros quilómetros são os mais difíceis.  Aquelas primeiras adversidades, mau tempo, seja chuva ou calor excessivo, são uma barreira a ultrapassar.  No entanto, e depois de incutirmos em nós a rotina e nos habituarmos, correr começa a ser algo que fazemos com naturalidade, parece até que o nosso corpo pede para correr se estivermos muitos dias sem o fazer.
Para aqueles que pretendem ganhar dinheiro online, começar é também o mais difícil.  No principio tudo parece complicado.  Registar o primeiro domínio, configurar os nameservers, instalar o WordPress e alguns plugins, são pequenas tarefas capazes de desencorajar qualquer principiante.   Arranjar algumas horas para trabalhar também pode parecer complicado. Para uns são os amigos a convidar para jantar ou para ir beber um copo.  Para outros são os filhos que querem atenção e companhia, ou até a mulher ou namorada.  Torna-se portanto importante, em especial nos primeiros tempos, estabelecer uma rotina que permita por de parte algum tempo para trabalhar online.
Os primeiros meses são difíceis
Como já disse em cima, quando começamos a correr, as primeiras semanas e meses são difíceis. O corpo não está habituado ao esforço e “choque” com a estrada, e as dores nos músculos passam a fazer parte do nosso dia-a-dia.  Quando comecei doía-me o corpo todo.  Nas primeiras corridas até os joelhos me doíam, de tal forma que terminava a caminhar.  Depois começaram a ser apenas dores no fim dos treinos e nos dias seguintes.  Dores essas que nunca passavam , porque passados 2 ou 3 dias já estava a fazer outro treino.  Claro que hoje posso correr 10 ou 20 km e no dia seguinte estou “tranquilo”, como costumamos dizer.
Trabalhar online não causa dores nos músculos, no máximo dor de cabeça enquanto batalhamos com coisas simples mas que das primeiras vezes parecem “chinês”.  Mas é difícil por outras razões: vais estar a dedicar horas ao teu novo negócio e os resultados parece que não aparecem.  Se fores mesmo principiante podes trabalhar um mês, o equivalente a 20 ou 30 horas, e no fim ter uns cêntimos na tua conta Adsense.  O segundo mês será certamente melhor, mas (ainda) não o suficiente para compensar o teu trabalho…
Vais querer desistir
nao desistir

E é nesta altura que vais pensar em desistir.  Se calhar até já tens a tua mulher, namorada, ou pais a chatear-te porque estás sempre agarrado ao computador e não ganhas nada.  A realidade é que estás a construir as bases, a adquirir conhecimentos, e a aprender o que funciona e não funciona.   Estás perto de começar a colher os frutos do teu trabalho e é importante resistir à tentação de resistir.
Quando comecei a correr, naquelas primeiras semanas e meses, foram raras as vezes que não me meti à estrada e que não desejei e pensei em desistir.  Enquanto corria perguntava-me sempre: “no que é que me meti?” ou “como pude assumir este compromisso?”
Doíam-me as pernas, e os resultados visíveis eram poucos.
Então onde vamos buscar força ou motivação para não desistir?
Assume o objectivo (publicamente)
Todos nós vamos buscar forças em sítios e de formas diferentes.  No meu caso da meia maratona, foi o fato de ter assumido publicamente, no Facebook, e perante amigos e familiares, que ia terminar a meia maratona de Lisboa.  Eu sempre valorizei a minha palavra e credibilidade acima de quase tudo, e assumir este compromisso perante pessoas era a maior motivação que podia arranjar.  Como se isso não chegasse, inscrevi também esse objetivo nas minhas metas para 2013.
Portanto, estabeleceres e escreveres um objetivo para os teus ganhos online, e prometeres aos teus familiares que vais conseguir, pode ser um excelente foco de inspiração.
Estabelece metas pequenas
Da mesma forma que quando comecei a correr não consegui fazer logo os 21 km, nem de perto nem de longe, quando se começa a ganhar dinheiro online não se ganha logo 1000 Euros no primeiro mês.
Eu comecei por tentar acabar 5 km, depois 6, 7, e por ai adiante.  Estabeleci mesmo o objetivo de adicionar 1 km por mês ao máximo do mês anterior.
Da mesma forma, quem se inicia online tem que começar com uma meta acessível, por exemplo €100 num mês, e incrementar progressivamente esse valor todos os meses até atingir o objectivo.  É importante ter uma meta pré-definida para cada mês, e depois trabalhar em função desse objetivo estar ou não a ser alcançado.
Manter é mais fácil
O aspecto mais positivo em relação a isto, quer seja correr uma meia maratona, ou ganhar dinheiro online, é que manter a “forma” ou o valor mensal, é mais fácil que atingir o patamar.  Eu agora posso correr 10 ou 15 km e não me custa nada.  Também posso estar uma semana sem correr que não é por isso que perco a “forma”.
Os mesmo princípios também se aplicam aos ganhos online.   Aquelas tarefas que inicialmente pareciam complicadas são agora como que automáticas, e até podes estar um mês inteiro sem atualizar os teus sites que os ganhos serão sensivelmente os mesmos.
No entanto, e apesar da maior facilidade que há em manter a “forma” e os ganhos, não convém descurar as coisas, e a good news é que, nesta altura, tu também já não queres voltar a andar para trás :-D
Concordas com as semelhanças que encontrei entre correr uma meia maratona e trabalhar online? Há outros pontos em comum entre estas duas actividades tão distintas? Achas que é mais fácil acabar uma meia maratona ou ganhar 1000€ por mês online?

custodio meia maratona lisboa


Poderá também gostar de:

O post "Ganhar dinheiro online é como correr a meia maratona" foi publicado no Blog do Dinheiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acessando cotações da Bovespa no Calc do LibreOffice

Jogo Oregon Trail para iPhone, de graça por tempo limitado