Fórum identifica as múltiplas faces da classe média

Fórum identifica as múltiplas faces da classe média:
Sebrae
Segue até esta terça-feira (13) na capital paulista o 1º Fórum Novo Brasil: Vozes da Classe Média, iniciativa da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência (SAE) apoiada pelo Instituto DataPopular. O encontro busca identificar as múltiplas faces da classe média: de onde vem, onde mais cresceu, como se comporta, como utiliza os serviços públicos, o que pensa e quer, quais as suas necessidades, receios, valores e como avalia os serviços públicos.
Na abertura do evento, o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, abordou o tema Empreendedorismo e a nova classe média e destacou que essa parcela da sociedade concentra o maior número de empreendedores. “São 27 milhões de brasileiros com alguma atividade empreendedora no país, que fica atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Diferentemente da Europa, 55% de quem está empreendendo no Brasil vem da classe C. O empreendedorismo no Brasil tem um papel de inclusão produtiva”, apontou ele.
Luiz Barretto comentou as mudanças positivas que aconteceram ao longo dos últimos anos no cenário nacional, favorecendo a criação de novas micro e pequenas empresas. “O crescimento do mercado interno, a melhoria do ambiente legal e da escolaridade, juntos contribuem para o aumento do empreendedorismo no país”, reforçou.

Segundo o presidente do Sebrae, nos últimos três anos, cerca de três milhões de brasileiros saíram da informalidade. Isso representa a obtenção de direitos previdenciários e também de cidadania empresarial. “Com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), os empreendedores podem vender ou prestar serviços para grandes empresas e para o governo, além conseguir melhores condições na compra de matéria-prima, o que contribui para a redução dos custos”, destacou.
Barreto também enfatizou o papel da instituição na qualificação dos novos proprietários de pequenos negócios. “O fundamental é a gestão empresarial e não apenas a qualificação da mão-de-obra. Para cada tipo de público nós criamos uma agenda específica, um conjunto de propostas com soluções e produtos diferenciados. Nossos principais desafios em relação à consultoria são mostrar a necessidade da separação do fluxo de caixa individual do da empresa, realizar a longo prazo, qualificar a mão de obra, desenvolver uma estratégia de divulgação e enfrentar os preços da concorrência, relacionar-se e prospectar novos clientes e os assuntos burocráticos.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acessando cotações da Bovespa no Calc do LibreOffice

Jogo Oregon Trail para iPhone, de graça por tempo limitado