OptinSkin – A minha mais recente ferramenta de trabalho

OptinSkin – A minha mais recente ferramenta de trabalho:
Numa recente conversa com um amigo e “colega de profissão”, ele disse que a minha forma de trabalhar online se podia equiparar à de um cirurgião.
A razão dessa observação está relacionada com o fato que eu consigo obter rendimentos elevados nos meus sites mesmo com um número reduzido de visitas.  Tenho mesmo vários sites onde consigo ganhar cerca de 1 Euro por visitante. Ou seja, um site de nicho que recebe 500 visitantes rende aproximadamente 500 Euros por mês.
Este tipo de rentabilidade por visitante não se obtêm com programas como o Adsense, com ganhos limitados a €0.20 ou €0.30 cêntimos por clique, e onde menos que 1 em cada 20 visitantes clica em anúncios.  Ou seja, apenas com o Adsense temos a rentabilidade limitada a uns míseros €0.01 ou €0.02 por visitante.
Para se obter rentabilidades verdadeiramente elevadas é preciso promover programas de afiliados, que asseguram um valor elevado por venda, e ao mesmo tentar extrair maior valor de cada visitante.
Uma das formas de se fazer isso é captando o endereço de email dos visitantes.
Tendo em conta que 95% dos visitantes que chegam aos nossos sites não convertem de imediato, ou não clicam em anúncios, se não estamos captar o endereço de email estamos a descurar a maior fatia do bolo.
Tendo me apercebido disto há alguns anos, desde essa altura tenho investido das melhores ferramentas para captar e enviar emails aos visitantes.  Como muitos de vocês sabem, uma dessas ferramentas é o serviço de email marketing da Aweber, sendo outra delas uma aquisição bastante mais recente, e que é no fundo a razão deste post.
Conheçam OptinSkin – A mais recente ferramenta no meu arsenal
Normalmente para captar o endereço de email dos visitantes opto por usar um pop-up, como acontece neste blog, mas muitas vezes essa não é a melhor opção. Para essas situações, ou mesmo como complemento ao pop-up, comecei a usar, em alguns dos meus sites, o OptinSkin, um plugin elaborado pelo Glen Allsopp do ViperChill, um dos dos bloggers pelo qual tenho mais respeito e admiração.
Este plugin WordPress, que pode ser visto em funcionamento no final de cada um dos posts aqui no blog, permite-me configurar e inserir um formulário de captação de emails em cada post, no sidebar do blog, ou mesmo no conteúdo do post, ou posso usar o shortcode para inserir um formulário em qualquer momento num post.  Sendo que é também possível excluir posts ou categorias individuais de exibirem o formulário.
Para podermos começar de imediato a trabalhar, o OptinSkin vem com cerca de 20 designs diferentes, funcionais e que chamam a atenção, mas onde tudo pode ser alterado e testado. Desde o texto, passando pelas corres e imagens, bem como a forma como o formulário aparece na página (com fade ou sem fade, etc).
opções optinskin

Para além da facilidade com que se configura o mais pequeno pormenor dos formulários, o plugin está totalmente integrado com os principais serviços de email marketing, como a Aweber, MailChimp ou GetResponse, e com todos os outros, bastando inserir o respectivo código.   No caso da Aweber, apenas tive que inserir o nome da respectiva lista.
optinskin serviços emails
Para aqueles que não usam qualquer serviço de captação de email  (erro!!), mas que usam RSS, o OptinSkin pode também ser usado com o serviço de envio de posts da FeedBurner.
(Quero abrir aqui um pequeno parêntese para dizer que desaconselho completamente captarem endereços de email para usar com a FeedBurner, pois para além das limitações óbvias, arriscam-se a que “amanha ou depois” o Google acabe com a FeedBurner, como aliás fez recentemente com o Google Reader. Caso não tenham reparado, desde que a FeedBurner foi comprada pelo Google o serviço está completamente ao abandono.)
Outras das funcionalidades mais importantes do OptinSkin é que nos permite criar split-tests com formulários diferentes.
Podemos, por exemplo, testar as taxas de conversão de dois formulários, onde apenas mudam uma ou duas palavras, ou então as cores do formulário, e comparar as taxa de conversão.
Quem trabalha com este tipo de coisas sabe que, muitas vezes, uma pequeníssima alteração pode levar a um aumento grande nas taxas de conversão, e a diferença entre um aumento na taxa de conversão de 1% para 1.5% significa um aumento nos ganhos de 50%!

opções de formulários do optinskin
Exemplos de alguns formulários disponíveis. Se for o caso podemos alterar os textos e cores.

Como seria de esperar, temos depois acesso a dados estatísticos sobre as taxas de conversão de cada um dos formulários, bem como os melhores posts, entre outros elementos.
Eu podia-me ainda alongar aqui um pouco mais a explicar outras opções do OptinSkin, mas o essencial está dito.
O OptinSkin custa $67 e pode ser instalado num número ilimitado de sites.  Eu pessoalmente estou tão contente com o investimento que vou comprar outro dos produtos do Glen para os meus sites.
Quem quiser ver o OptinSkin a funcionar pode também visitar o SmartPassiveIncome do Pat Flynn, outro dos bloggers que melhor conteúdo produz neste nicho.
Mesmo que não estejas decidido a comprar, visita a página do OptinSkin e brinca com o editor de formulários para ficares com uma ideia da facilidade e de algumas das opções.
O que achas do OptinSkin? Que pensas do formulário que instalei com o OptinSkin? Sugestões?


Poderá também gostar de:

O post "OptinSkin – A minha mais recente ferramenta de trabalho" foi publicado no Blog do Dinheiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acessando cotações da Bovespa no Calc do LibreOffice

Jogo Oregon Trail para iPhone, de graça por tempo limitado