Tenho uma ideia de negócio para partilhar
Tenho uma ideia de negócio para partilhar:
Tive há algum tempo uma ideia para um negócio relacionado com o Facebook. Cheguei mesmo a partilhar a ideia com alguns amigos mais próximos que a acharam de facto interessante. É uma ideia para o qual não tenho tempo, e ainda mais importante, para o qual não tenho o perfil certo. Assim, e tal como já tinha feito no passado, com resultados interessantes, vou partilhar esta ideia aqui, para que possa ser mais desenvolvida e eventualmente levada a cabo por alguns leitores.
Acredito que é uma ideia com potencial, tanto a nível local como a nível nacional, e nas mãos de pessoas com o perfil certo pode certamente ser rentável.
A ideia em si não é propriamente uma novidade, nem revolucionária, mas muitas vezes a forma como vendemos as coisas têm uma influencia muito grande no sucesso que obtemos. Para além do qual, no final tenho uma pequena dica que pode ajudar a fazer a diferença.
Vender o Facebook check-in a negócios locais
No mundo online, o Facebook é uma das maiores fontes de tráfego para muitos sites, no entanto, a nível de comércio e negócios locais continua a ser muito mal trabalhado. Refiro-me especificamente ao chamado Check-in e ao Facebook Places.
Apesar de todos os benefícios e potencial (já lá chego) o comércio local praticamente que não usa o Facebook Check-in, ou porque desconhecem completamente que existe, ou porque não têm página (ou Place), ou porque a informação contida está incorrecta, entre muitas outras razões. E ainda por cima, em 98% dos casos, nem sequer são administradores do próprio Place quando este existe. Há até circunstâncias em que o mesmo negócio local têm mais que um Place no Facebook (por vezes em localizações distintas).
Ao mesmo tempo, e sempre que alguém faz um check-in no Facebook, esta actualização recebe um destaque interessante na timeline, com benefícios óbvios, que dependem e variam do tipo de negócio.
A informação do check-in na timeline e o respectivo destaque tem pelo menos dois grandes benefícios, sendo o mais imediato a possibilidade de levar mais pessoas para o local de negócio. Afinal, se eu vejo que os meus amigos estão a tomar um café num determinado bar eu posso ir ter com eles.
A recomendação do negócio que estou a fazer é outro dos benefícios do check-in. Se eu faço muitas vezes check-in no mesmo restaurante, no mesmo bar, ou num determinado ginásio, no fundo estou a dizer que gosto desse local e estou a recomendá-lo aos meus amigos. Não há, em nenhum negócio, melhor publicidade que a recomendação de uma amigo.
Ao mesmo tempo, e quando vejo que um amigo meu fez check-in num determinado lugar, eu posso ainda clicar no link, visitar a página, conhecer o negócio, e até tornar-me fã da página.
No fundo, tudo isto amonta a muita publicidade adicional e gratuita ao negócio local resultante do check-in.
Embora eu pessoalmente ainda não tenha testado, a possibilidade de criar descontos e promoções especiais (Facebook Deals) para os clientes regulares ou que fazem check-in é ainda outro dos benefícios.
Perante isto, há portanto uma oportunidade de negócio interessante em visitar estes negócios locais, munidos de um tablet ou smartphone, e disponibilizar um serviço de “tomar posse” ou criar o respectivo Place, actualizar e corrigir a informação, eliminar duplicado, personalizar com uma imagem, e disponibilizar depois a página ao proprietário do negócio para que possa ser actualizada (se este assim o desejar).
Se tiverem um tablet, ou usando um smartphone, podem facilmente explicar e demonstrar os benéficos que expliquei em cima, juntamento com outros argumento que podem adicionar aos que listei.
Mas eu tinha prometido uma dica ou sugestão extra que penso poder ajudar a vender este serviço ao negócio local: Tenham uns autocolantes do logo do Facebook Check-in em vários tamanhos para disponibilizar aos clientes que aderirem ao vosso serviço. Estes autocolantes podem ser colocados na porta de entrada, numa montra, ou dentro do estabelecimento, como forma de lembrar e incentivar os clientes a fazer check-in, porque para além de existirem muitos negócios locais sem página, ainda falta o hábito ou lembrança de fazer o respectivo check-in.
O serviço que estão a oferecer pode depois englobar outras componentes, como por exemplo, criar páginas de fãs profissionais, com o respectivo “welcome tab”, bem como a possibilidade de no futuro criar campanhas de anúncios Facebook se for adequado ao negócio em questão. O meu ponto é que existe o potencial de gerar receitas futuras e estabelecer uma relação douradora com o cliente.
Qual a tua opinião?
Como disse no princípio, a ideia em si não é propriamente revolucionária, mas explicar todas as vantagens, mostrar exemplos práticos, e ter os respectivos autocolantes prontos para oferecer aos clientes que aderirem pode certamente fazer a diferença no número de clientes que conseguem angariar.
Neste post, e para além de estar a partilhar esta idéia de negócio, estou também a chamar a atenção a todos que têm um negócio local da importância em criar ou tomar posso da respectiva página.
Com uma grande parte da população ligada ao Facebook, e com 40% a 50% a aceder ao Facebook através de aparelhos móveis, parece-me que há aqui uma grande oportunidade de negócio, não acham? Que mais acrescentarias a esta ideia? Ou preferes guardar esse segredo para ti?
O post "Tenho uma ideia de negócio para partilhar" foi publicado no Blog do Dinheiro.
Tive há algum tempo uma ideia para um negócio relacionado com o Facebook. Cheguei mesmo a partilhar a ideia com alguns amigos mais próximos que a acharam de facto interessante. É uma ideia para o qual não tenho tempo, e ainda mais importante, para o qual não tenho o perfil certo. Assim, e tal como já tinha feito no passado, com resultados interessantes, vou partilhar esta ideia aqui, para que possa ser mais desenvolvida e eventualmente levada a cabo por alguns leitores.
Acredito que é uma ideia com potencial, tanto a nível local como a nível nacional, e nas mãos de pessoas com o perfil certo pode certamente ser rentável.
A ideia em si não é propriamente uma novidade, nem revolucionária, mas muitas vezes a forma como vendemos as coisas têm uma influencia muito grande no sucesso que obtemos. Para além do qual, no final tenho uma pequena dica que pode ajudar a fazer a diferença.
Vender o Facebook check-in a negócios locais
No mundo online, o Facebook é uma das maiores fontes de tráfego para muitos sites, no entanto, a nível de comércio e negócios locais continua a ser muito mal trabalhado. Refiro-me especificamente ao chamado Check-in e ao Facebook Places.
Apesar de todos os benefícios e potencial (já lá chego) o comércio local praticamente que não usa o Facebook Check-in, ou porque desconhecem completamente que existe, ou porque não têm página (ou Place), ou porque a informação contida está incorrecta, entre muitas outras razões. E ainda por cima, em 98% dos casos, nem sequer são administradores do próprio Place quando este existe. Há até circunstâncias em que o mesmo negócio local têm mais que um Place no Facebook (por vezes em localizações distintas).
Ao mesmo tempo, e sempre que alguém faz um check-in no Facebook, esta actualização recebe um destaque interessante na timeline, com benefícios óbvios, que dependem e variam do tipo de negócio.
A informação do check-in na timeline e o respectivo destaque tem pelo menos dois grandes benefícios, sendo o mais imediato a possibilidade de levar mais pessoas para o local de negócio. Afinal, se eu vejo que os meus amigos estão a tomar um café num determinado bar eu posso ir ter com eles.
A recomendação do negócio que estou a fazer é outro dos benefícios do check-in. Se eu faço muitas vezes check-in no mesmo restaurante, no mesmo bar, ou num determinado ginásio, no fundo estou a dizer que gosto desse local e estou a recomendá-lo aos meus amigos. Não há, em nenhum negócio, melhor publicidade que a recomendação de uma amigo.
Ao mesmo tempo, e quando vejo que um amigo meu fez check-in num determinado lugar, eu posso ainda clicar no link, visitar a página, conhecer o negócio, e até tornar-me fã da página.
No fundo, tudo isto amonta a muita publicidade adicional e gratuita ao negócio local resultante do check-in.
Embora eu pessoalmente ainda não tenha testado, a possibilidade de criar descontos e promoções especiais (Facebook Deals) para os clientes regulares ou que fazem check-in é ainda outro dos benefícios.
Perante isto, há portanto uma oportunidade de negócio interessante em visitar estes negócios locais, munidos de um tablet ou smartphone, e disponibilizar um serviço de “tomar posse” ou criar o respectivo Place, actualizar e corrigir a informação, eliminar duplicado, personalizar com uma imagem, e disponibilizar depois a página ao proprietário do negócio para que possa ser actualizada (se este assim o desejar).
Se tiverem um tablet, ou usando um smartphone, podem facilmente explicar e demonstrar os benéficos que expliquei em cima, juntamento com outros argumento que podem adicionar aos que listei.
Mas eu tinha prometido uma dica ou sugestão extra que penso poder ajudar a vender este serviço ao negócio local: Tenham uns autocolantes do logo do Facebook Check-in em vários tamanhos para disponibilizar aos clientes que aderirem ao vosso serviço. Estes autocolantes podem ser colocados na porta de entrada, numa montra, ou dentro do estabelecimento, como forma de lembrar e incentivar os clientes a fazer check-in, porque para além de existirem muitos negócios locais sem página, ainda falta o hábito ou lembrança de fazer o respectivo check-in.
O serviço que estão a oferecer pode depois englobar outras componentes, como por exemplo, criar páginas de fãs profissionais, com o respectivo “welcome tab”, bem como a possibilidade de no futuro criar campanhas de anúncios Facebook se for adequado ao negócio em questão. O meu ponto é que existe o potencial de gerar receitas futuras e estabelecer uma relação douradora com o cliente.
Qual a tua opinião?
Como disse no princípio, a ideia em si não é propriamente revolucionária, mas explicar todas as vantagens, mostrar exemplos práticos, e ter os respectivos autocolantes prontos para oferecer aos clientes que aderirem pode certamente fazer a diferença no número de clientes que conseguem angariar.
Neste post, e para além de estar a partilhar esta idéia de negócio, estou também a chamar a atenção a todos que têm um negócio local da importância em criar ou tomar posso da respectiva página.
Com uma grande parte da população ligada ao Facebook, e com 40% a 50% a aceder ao Facebook através de aparelhos móveis, parece-me que há aqui uma grande oportunidade de negócio, não acham? Que mais acrescentarias a esta ideia? Ou preferes guardar esse segredo para ti?
O post "Tenho uma ideia de negócio para partilhar" foi publicado no Blog do Dinheiro.
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