Tenho uma ideia de negócio para partilhar

Tenho uma ideia de negócio para partilhar:
Tive há algum tempo uma ideia para um negócio relacionado com o Facebook. Cheguei mesmo a partilhar a ideia com alguns amigos mais próximos que a acharam de facto interessante. É uma ideia para o qual não tenho tempo, e ainda mais importante, para o qual não tenho o perfil certo. Assim, e tal como já tinha feito no passado, com resultados interessantes, vou partilhar esta ideia aqui, para que possa ser mais desenvolvida e eventualmente levada a cabo por alguns leitores.
Acredito que é uma ideia com potencial, tanto a nível local como a nível nacional, e nas mãos de pessoas com o perfil certo pode certamente ser rentável.
A ideia em si não é propriamente uma novidade, nem revolucionária, mas muitas vezes a forma como vendemos as coisas têm uma influencia muito grande no sucesso que obtemos.  Para além do qual, no final tenho uma pequena dica que pode ajudar a fazer a diferença.
Vender o Facebook check-in a negócios locais
No mundo online, o Facebook é uma das maiores fontes de tráfego para muitos sites, no entanto, a nível de comércio e negócios locais continua a ser muito mal trabalhado.  Refiro-me especificamente ao chamado Check-in e ao Facebook Places.
Apesar de todos os benefícios e potencial (já lá chego) o comércio local praticamente que não usa o Facebook Check-in, ou porque  desconhecem completamente que existe, ou porque não têm página (ou Place), ou porque a informação contida está incorrecta, entre muitas outras razões.  E ainda por cima, em 98% dos casos, nem sequer são administradores do próprio Place quando este existe.  Há até circunstâncias em que o mesmo negócio local têm mais que um Place no Facebook (por vezes em localizações distintas).
Ao mesmo tempo, e sempre que alguém faz um check-in no Facebook, esta actualização recebe um destaque interessante na timeline, com benefícios óbvios, que dependem e variam do tipo de negócio.
A informação do check-in na timeline e o respectivo destaque tem pelo menos dois grandes benefícios, sendo o mais imediato a possibilidade de levar mais pessoas para o local de negócio.  Afinal, se eu vejo que os meus amigos estão a tomar um café num determinado bar eu posso ir ter com eles.

A recomendação do negócio que estou a fazer é outro dos benefícios do check-in.  Se eu faço muitas vezes check-in no mesmo restaurante, no mesmo bar, ou num determinado ginásio, no fundo estou a  dizer que gosto desse local e estou a recomendá-lo aos meus amigos.  Não há, em nenhum negócio, melhor publicidade que a recomendação de uma amigo.
Ao mesmo tempo, e quando vejo que um amigo meu fez check-in num determinado lugar, eu posso ainda clicar no link, visitar a página, conhecer o negócio, e até tornar-me fã da página.
No fundo, tudo isto amonta a muita publicidade adicional e gratuita ao negócio local resultante do check-in.
Embora eu pessoalmente ainda não tenha testado, a possibilidade de criar descontos e promoções especiais (Facebook Deals) para os clientes regulares ou que fazem check-in é ainda outro dos benefícios.
Perante isto, há portanto uma oportunidade de negócio interessante em visitar estes negócios locais, munidos de um tablet ou smartphone, e disponibilizar um serviço de “tomar posse” ou criar o respectivo Place, actualizar e corrigir a informação, eliminar duplicado, personalizar com uma imagem, e disponibilizar depois a página ao proprietário do negócio para que possa ser actualizada (se este assim o desejar).


Se tiverem um tablet, ou usando um smartphone, podem facilmente explicar e demonstrar os benéficos que expliquei em cima, juntamento com outros argumento que podem adicionar aos que listei.
Mas eu tinha prometido uma dica ou sugestão extra que penso poder ajudar a vender este serviço ao negócio local: Tenham uns autocolantes do logo do Facebook Check-in em vários tamanhos para disponibilizar aos clientes que aderirem ao vosso serviço.  Estes autocolantes podem ser colocados na porta de entrada, numa montra, ou dentro do estabelecimento, como forma de lembrar e incentivar os clientes a fazer check-in, porque para além de existirem muitos negócios locais sem página, ainda falta o hábito ou lembrança de fazer o respectivo check-in.

O serviço que estão a oferecer pode depois englobar outras componentes, como por exemplo, criar páginas de fãs profissionais, com o respectivo “welcome tab”, bem como a possibilidade de no futuro criar campanhas de anúncios Facebook se for adequado ao negócio em questão.  O meu ponto é que existe o potencial de gerar receitas futuras e estabelecer uma relação douradora com o cliente.
Qual a tua opinião?
Como disse no princípio, a ideia em si não é propriamente revolucionária, mas explicar todas as vantagens, mostrar exemplos práticos, e ter os respectivos autocolantes prontos para oferecer aos clientes que aderirem pode  certamente fazer a diferença no número de clientes que conseguem angariar.
Neste post, e para além de estar a partilhar esta idéia de negócio, estou também a chamar a atenção a todos que têm um negócio local da importância em criar ou tomar posso da respectiva página.
Com uma grande parte da população ligada ao Facebook, e com 40% a 50% a aceder ao Facebook através de aparelhos móveis, parece-me que há aqui uma grande oportunidade de negócio, não acham?  Que mais acrescentarias a esta ideia?  Ou preferes guardar esse segredo para ti? ;-)

O post "Tenho uma ideia de negócio para partilhar" foi publicado no Blog do Dinheiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acessando cotações da Bovespa no Calc do LibreOffice

Jogo Oregon Trail para iPhone, de graça por tempo limitado